TEXTO DIDÁTICO
Apresentação:
Este texto aborda o tema "Crescimento e Desenvolvimento Infantil", sendo que traz um resumo das principais características (etapas) do desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. As características mostradas são as mais comuns para cada faixa etária. É normal que a criança apresente um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação ao desenvolvimento, isto vai depender essencialmente dos estímulos que a criança recebe no seu dia a dia, por isto, é imprescindível que os pais saibam como estimular seus filhos e também que o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo pediatra e/ou profissionais especializados.
Crescimento
e Desenvolvimento Infantil
Crescimento e Desenvolvimento
da Criança
“O desenvolvimento é um fenômeno
contínuo: cada etapa prepara a seguinte, embora os limites que as separam sejam
vagos. [...] O desenvolvimento é também um processo global: a criança cresce,
encorpa e se desenvolve no plano intelectual, social e afetivo. [...] A
harmonia do desenvolvimento de todos esses componentes é tão importante quanto
a aquisição de tantos centímetros a mais em tal e tal idade”.
Crescimento e desenvolvimento
são fenômenos diferentes em sua concepção fisiológica, paralelos em seu curso e
integrados em seu significado, são dois fenômenos em um só.
Crescimento significa divisão
celular e consequente aumento de massa corpórea que pode ser identificada em
unidades, ou seja, aumento de unidade de massa em determinada unidade de tempo.
Desenvolvimento fundamenta-se em
ganho de capacidade, é mais abrangente que o crescimento, pois, além de
incluí-lo, refere-se também às alterações da composição e funcionamento das
células, à dimensão dos membros, à maturação dos órgãos e a aquisição de novas
funções.
O biológico e o psicológico são
as duas dimensões do desenvolvimento da criança, diferentes, paralelas e integradas.
Todo este processo está sob o
efeito dos determinantes sociais, econômicos e culturais que ampliam,
restringem ou mesmo anulam tais ou quais aspectos do desenvolvimento da
criança.
Os fatores de crescimento podem
ser divididos em intrínsecos (orgânicos) e extrínsecos (ambientais ou
populacionais).
Etapas do desenvolvimento da
criança
Desenvolvimento motor
- A criança brinca de repetir
sem cessar os mesmos gestos e ações que lhe permitem as aquisições que
amadurecem progressivamente.
- Do nascimento aos dois anos a
criança adquire duas possibilidades motoras importantes: o andar e o pegar
objetos entre o polegar e o indicador.
- O controle neuromotor se faz
da cabeça para os pés e do tronco para os dedos.
Desenvolvimento da
inteligência cognitiva
- É brincando que a criança
elabora as imagens mentais que a conduzirão aos conceitos.
- Sua inteligência é primeiro
prática: a criança elabora esquemas de ação, de espaço, de causalidade.
- Seu pensamento se estrutura a
partir de experiências que ela interioriza, pela repetição frequente e por suas semelhanças.
- A criança modifica seus
comportamentos face aos novos objetos e novas situações.
Desenvolvimento da
afetividade
- No começo da vida a criança
brinca com seu corpo, ela o descobre.
- No decorrer de suas
experiências ela passa a se comunicar com outrem.
Idade - 1 mês a 3 meses
Desenvolvimento motor - Dorme quase todo o tempo. Aprende a levantar a cabeça e
após mantê-la ereta. Afina e adapta os reflexos primários, preensão, guarda
dentro da mão o objeto que ali se coloca.
Desenvolvimento intelectual - Reflexo de sucção, chupa os dedos, reproduz sons por
prazer, olha as mãos, segue com os olhos um objeto ou pessoa em deslocamento,
cessa de chorar a vista de uma mamadeira, leva objetos à boca.
Desenvolvimento social - Cessa de chorar à chegada de sua mãe ou escuta-la;
pequenos ruídos guturais; sorri ao ouvir a voz humana; se imobiliza ao ouvir
uma voz familiar que fala; reconhece a mãe e o pai pela visão, olfato e
audição; balbucia espontaneamente como resposta.
Brinquedos e afetividade - Brinquedos de pano coloridos suspensos; chocalhos e anéis
de borracha; escutar música suave.
Ações e cuidado - Falar com a criança com voz natural, calma; verificar que
objetos de manipulação que sejam laváveis; respeitar os horários de sono e
alimentação da criança.
Idade – 3 a 6 meses
Desenvolvimento motor – Procura alargar o campo de visão (apoiando o antebraço,
levanta a cabeça); mantém a cabeça erguida e pode sentar uns instantes com
apoio; começa a pegar voluntariamente um objeto ao alcance da mão e estende a
mão para pegar um objeto oferecido; leva objetos à boca; segura pequenos
objetos com a palma e quatro dedos da mão.
Desenvolvimento intelectual -
reflexo de sucção, chupa os dedos,
reproduz sons por prazer, olha as mãos, segue com os olhos um objeto ou pessoa em
deslocamento, cessa de chorar a vista de uma mamadeira, leva objetos à boca.
Desenvolvimento social – balbucia, faz vocalizações prolongadas, sorri a quem lhe
sorri; reage ao ser chamado pelo nome virando a cabeça; lança gritos de
alegria; começa a utilizar os contatos físicos para se comunicar com outras
pessoas.
Brinquedos e afetividade – bolas de pano; cubos coloridos; animais de pano; música
suave.
Ações e cuidado – Falar com a criança com voz natural, calma; verificar que
objetos de manipulação que sejam laváveis; respeitar os horários de sono e
alimentação da criança.
Leitura Complementar: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI3349-15593,00.html
Leitura Complementar: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI3349-15593,00.html
Idade – 6 a 9 meses
Desenvolvimento motor – vira de costas sobre o ventre; começa a ficar de pé com
apoio; desloca-se por reptação; pega os objetos entre o polegar e o indicador;
mantém-se sentado sozinho por momentos; anda de gatinhas.
Desenvolvimento intelectual -
toca um espelho e sorri para a imagem;
segura a mamadeira sozinho; passa um objeto de uma mão à outra; segura um objeto
dentro de cada mão; se diverte a lançar objetos; chama a atenção sobre si.
Desenvolvimento social – rasteja para chegar até um objeto ou uma pessoa; começa a
socialização; vocaliza várias sílabas; reconhece os rostos familiares; começa a
participar de jogos de relação
social (bater palmas, esconder).
Brinquedos e afetividade - bolas de pano; cubos coloridos; animais de pano; música;
brincar de esconder.
Ações e cuidado - Respeitar o sono; falar à criança; satisfazer sua
curiosidade natural, fornecendo-lhe objetos capazes de despertar seus sentidos
e a desenvolver suas atividades.
Idade – 9 a 12 meses
Desenvolvimento motor – coloca-se em pé sozinha apoiando-se em alguma coisa ou em
alguém; caminha segurando com as duas mãos ou apoiando-se em algum móvel;
rasteja ou anda de gatinhas; sabe largar um objeto sob pedido; consegue segurar
objetos entre o polegar e o indicador.
Desenvolvimento intelectual -
age intencionalmente, esconde o objeto
para depois apanhá-lo; imita ruídos; começo do jogo de embutir.
Desenvolvimento social - repete o som que ouviu, aprende a pronunciar duas ou três
palavras; compreende uma proibição ou ordem simples; manifesta grande interesse
em explorar o mundo; colabora em brinquedos com adultos.
Brinquedos e afetividade – bolas de pano; cubos coloridos; animais de pano; música;
brincar de esconder.
Ações e cuidado - cuidar de sua segurança, pois ignora os perigos que a
rodeiam; garantir sua proteção, pondo ao seu alcance objetos inofensivos;
cuidar da qualidade do seu sono.
Idade – 12 a 18 meses
Desenvolvimento motor – caminha sozinha e explora a casa e seus arredores;
ajoelha-se sozinha; sobe escadas usando as mãos.
Desenvolvimento intelectual -
empilha dois a três cubos; enche um
recipiente; amassa.
Desenvolvimento social - era da socialização, manifesta ciúme e reações de
rivalidade nas brincadeiras com pessoas de sua convivência.
Brinquedos e afetividade – cubos; caixas de empilhar; brinquedos com rodas; bolas;
imagens; livros; água; areia para brincar; brincadeiras de esconder; bonecas;
música.
Ações e cuidado - cuidar de sua segurança, pois ignora os perigos que a
rodeiam; garantir sua proteção, pondo ao seu alcance objetos inofensivos;
cuidar da qualidade do seu sono.
Idade – 18 meses a 2 anos
Desenvolvimento motor – sobe e desce uma escada agarrando-se a um corrimão; aprende
a comer sozinho; começa a ter controle de esfíncteres durante o dia (fezes
depois urina); início do dançar ao som de música.
Desenvolvimento intelectual –
empilha cubos; sabe mostrar os olhos e o
nariz; imita um traço sobre o papel ou na areia; coordenação mais complexa;
estuda os efeitos produzidos ao longo de sua atividade, varia a maneira de
deixar os objetos.
Desenvolvimento social – associa duas palavras e enriquece seu vocabulário;
manifesta interesse por outras crianças e procura brincar com elas.
Brinquedos e afetividade - cubos ou caixas de empilhar; brinquedos com rodas; bolas;
livros; imagens; água e areia; música; brincadeira de esconder;
Ações e cuidado – treinamento do controle esfincteriano (depende da
maturidade neuromuscular, intelectual e afetiva da criança); respeitar e
atender o ritmo do sono (o sono da tarde se torna o único do dia).
Leitura Complementar: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/chegou-hora-largar-fralda-423007.shtml
Leitura Complementar: http://www.estimulando.com.br/reportagens/reportagem.claudiabebe.pdf
Idade: 2 a 3 anos
Leitura Complementar: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/chegou-hora-largar-fralda-423007.shtml
Leitura Complementar: http://www.estimulando.com.br/reportagens/reportagem.claudiabebe.pdf
Idade: 2 a 3 anos
Desenvolvimento motor: aprende a pular, trepar, a pular sobre uma perna. Corre e
chuta na bola sem perder o equilíbrio. Pode levar um copo cheio de água sem
derramar, começo do controle do esfíncter vesical noturno, participa ativamente
do vestir-se, dança ao som da música.
Desenvolvimento intelectual: amontoa objetos em equilíbrio, pode reproduzir um círculo
sobre o papel ou na areia, começa a brincar realmente com outras crianças e
compreender que há gente fora do meio familiar, se reconhece no espelho.
Desenvolvimento social: desenvolve a linguagem, começa o uso do “eu” e do “mim”,
começa a perguntar, compreende a maior parte das palavras, nomeia-se por seu
nome, participa da arrumação das suas coisas, começo do uso do não, comunica-se
por gestos ou mímicas, teatraliza rituais de cozinha e arrumação de cama e
banho.
Idade: 3 a 4 anos
Desenvolvimento motor: anda sobre a ponta dos pés, aprende a vestir-se e despir-se
sozinho, adquire controle do esfíncter vesical noturno, realiza tarefas
simples, anda de bicicleta de três rodas, agarra uma bola a um metro de
distância.
Desenvolvimento intelectual: imita uma cruz, desenha uma pessoa com cabeça, tronco e, às
vezes, com outras partes do corpo, reconhece três cores, reconhece alto e
baixo, atrás e diante.
Desenvolvimento social: passeia sozinho, visita vizinhos, fala de modo inteligível,
guarda o linguajar infantil, compreende mais palavras, diz seu nome, sexo e
idade, pergunta muito, escuta histórias e pede para repetir as que gosta,
brinca e começa a partilhar, manifesta afeição por irmãos, crise de personalidade,
pergunta pelo nome de objetos.
Idade: 4 a 5 anos
Desenvolvimento motor: salta, balança-se, desce escadarias, pondo um pé só em cada
degrau.
Desenvolvimento intelectual: desenha um homem com os principais membros, copia um
quadrado ou triângulo, sabe contar no dedos, pode reconhecer quatro cores, pode
apreciar o tamanho e a forma, distinguir o grosso e o fino, sabe dizer sua
idade.
Desenvolvimento social: fala de modo inteligível, escuta uma história e pode
repetir fatos, protesta quando impedido de fazer o que quer, mostra interesse
pelas atividades dos adultos, aparecem os medos infantis, conhece uma quinzena
de verbos de ação, exulta com palavras escatológicas.
Idade: 5 a 6 anos
Desenvolvimento intelectual: desenha um homem com cabeça, tronco, membros e mãos, começa
a lateralização: distingue distingue direita, esquerda, ontem, hoje, amanhã,
pergunta o significado de termos abstratos, distingue doce, salgado, ácido e o
amargo, inventa brincadeiras e muda as regras durante a realização.
Desenvolvimento social: fala de maneira correta, interessa-se pelas atividades da
escola, domina o sistema fonético, define objetos pela utilização, detesta
autoridade imposta, realiza atividades simples com interesse.
"A família é o primeiro e principal ambiente afetivo e social das crianças. O modo como os pais educam é muito importante na promoção de comportamentos socialmente adequados. Embora o desenvolvimento pessoal ocorra em todas as etapas da vida, é na infância que se aprende muitos dos comportamentos que influenciarão as etapas posteriores".(Texto publicado no informativo do Centro de Educação Infantil Santo Antônio (Londrina/PR), 2ª edição, Setembro/2011.)
Brincar é umas das melhores formas de estimular o
desenvolvimento e o potencial de uma criança.
Brinquedos indicados para cada idade
0 a
5 meses
|
Chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, brinquedos de
berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico, bolas com texturas diferentes
para serem agarradas com as duas mãos.
|
6 meses a 1 ano
|
Brinquedos flutuantes (patinhos de borracha que bóiam na
água), cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações, caixas ou
brinquedos que se encaixam uns dentro dos outros, argolas empilháveis,
brinquedos para martelar, empilhar e desmontar, brinquedos eletrônicos de
aprendizado, mesa pequena com cadeirinhas na altura em que a criança possa
alcançar os pés corretamente no chão, telefone de brinquedo, espelhos,
brinquedos que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar.
|
1 a
2 anos
|
Brinquedos de variadas texturas (estimulam os sentidos da
visão, da audição e do tato), bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de
materiais atóxicos, livros e álbuns de fotografia com ilustrações dos
familiares e objetos conhecidos, brinquedos de empurrar ou puxar, brinquedos
de montar e desmontar. Os brinquedos devem ter cores vivas e não podem ser
tóxicos.
|
2 a
3 anos
|
Bolas, muitos blocos de brinquedos para empilhá-los e
colocá-los dentro de caixas, brinquedos de encaixar e desmontar, brinquedos
musicais, carrinhos, bonecas, cavalinho de balanço, brinquedos para praia ou
piscina, brinquedos de equilibrar um em cima do outro. Nesta idade deve-se
ensinar a criança a organizar e recolher os brinquedos.
|
3 a
4 anos
|
Triciclo, carrinho grande de puxar, aviões, trenzinhos,
brinquedos infláveis, bolhas de sabão, caixas de areia com pás e cubos,
cabaninhas, casas de bonecas, ferramentas de brinquedos, massinha de modelar,
objetos domésticos, fantasias, máscaras, fantoches, instrumentos musicais de
brinquedo como pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores, brinquedos de
montar e desmontar mais complicados, blocos de formas e tamanhos variados,
jogos e quebra-cabeças simples, lápis de cor e papel para desenhar (círculos,
bonecos, enumerar os elementos de uma ilustração, colorir), livros com
diferentes ilustrações e histórias alegres.
|
4 a
6 anos
|
Esta é a fase do mundo imaginário, sua criatividade está
se desenvolvendo. Os brinquedo nesta fase devem auxiliar a criança a entrar
no mundo da fantasia, por exemplo: dinheirinho de brinquedo, caixa
registradora, casas de boneca com móveis, telefone, cidadezinhas, circos,
fazendas com animais, materiais de papelaria, postos de gasolina, meios de
transporte (caminhões, automóveis e pistas, motos, aviões, trens elétricos, barcos
e tratores), instrumentos musicais e eletrônicos, jogos. Nesta idade, a
criança começa a sentir o que chamamos de medos infantis, como o medo do
escuro, as bruxas, o bicho papão e outras coisas feias que impedem que a
criança durma, desta forma recomendamos uma boneca ou um ursinho de pelúcia,
que tem a função de ajudar as crianças a superarem esta fase.
|
acima de 6 anos
|
Jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, pipas, carros de
corrida, trens elétricos, argila para modelar, pincel, brinquedos de mágica,
artigos esportivos, bicicletas, patins, skate, jogos eletrônicos, de memória,
videogames, patinetes, futebol de botão, laptops, brinquedos colecionáveis,
chaveiros, brinquedos eletrônicos, jogos de cartas, kits, pistas de
carrinhos, quebra- cabeças.
|
Para Refletir...
Bibliografia:
Adaptação do texto: Crescimento e Desenvolvimento Infantil (Prof: Tarcisio V.A Lordani, Profa. Me. Gicelle Galvan Machineski)
ALVES, R. É brincando que se aprende. Páginas abertas, 27, (10), p.20-21, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário