Cute Pink Flying Butterfly

Este espaço é destinado a compartilhar com as famílias experiências e vivências com o intuito de ajudar papais e mamães a esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento dos pequenos *`•.¸.•´*εïз

domingo, 10 de junho de 2012

TEXTO DIDÁTICO                                                         

Apresentação:

Este texto aborda o tema "Crescimento e Desenvolvimento Infantil", sendo que traz um  resumo das principais características (etapas) do desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. As características mostradas são as mais comuns para cada faixa etária. É normal que a criança apresente um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação ao desenvolvimento,  isto vai depender essencialmente dos estímulos que a criança recebe no seu dia a dia, por isto, é imprescindível que os pais saibam como estimular seus filhos e também que o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo pediatra e/ou profissionais especializados.


Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Crescimento e Desenvolvimento da Criança

“O desenvolvimento é um fenômeno contínuo: cada etapa prepara a seguinte, embora os limites que as separam sejam vagos. [...] O desenvolvimento é também um processo global: a criança cresce, encorpa e se desenvolve no plano intelectual, social e afetivo. [...] A harmonia do desenvolvimento de todos esses componentes é tão importante quanto a aquisição de tantos centímetros a mais em tal e tal idade”.

Crescimento e desenvolvimento são fenômenos diferentes em sua concepção fisiológica, paralelos em seu curso e integrados em seu significado, são dois fenômenos em um só.
Crescimento significa divisão celular e consequente aumento de massa corpórea que pode ser identificada em unidades, ou seja, aumento de unidade de massa em determinada unidade de tempo.

Desenvolvimento fundamenta-se em ganho de capacidade, é mais abrangente que o crescimento, pois, além de incluí-lo, refere-se também às alterações da composição e funcionamento das células, à dimensão dos membros, à maturação dos órgãos e a aquisição de novas funções.
O biológico e o psicológico são as duas dimensões do desenvolvimento da criança, diferentes, paralelas e integradas.

Todo este processo está sob o efeito dos determinantes sociais, econômicos e culturais que ampliam, restringem ou mesmo anulam tais ou quais aspectos do desenvolvimento da criança.
Os fatores de crescimento podem ser divididos em intrínsecos (orgânicos) e extrínsecos (ambientais ou populacionais).

Etapas do desenvolvimento da criança

Desenvolvimento motor
- A criança brinca de repetir sem cessar os mesmos gestos e ações que lhe permitem as aquisições que amadurecem progressivamente.
- Do nascimento aos dois anos a criança adquire duas possibilidades motoras importantes: o andar e o pegar objetos entre o polegar e o indicador.
- O controle neuromotor se faz da cabeça para os pés e do tronco para os dedos.

Desenvolvimento da inteligência cognitiva
- É brincando que a criança elabora as imagens mentais que a conduzirão aos conceitos.
- Sua inteligência é primeiro prática: a criança elabora esquemas de ação, de espaço, de causalidade.
- Seu pensamento se estrutura a partir de experiências que ela interioriza, pela repetição frequente e por suas semelhanças.
- A criança modifica seus comportamentos face aos novos objetos e novas situações.

Desenvolvimento da afetividade
- No começo da vida a criança brinca com seu corpo, ela o descobre.
- No decorrer de suas experiências ela passa a se comunicar com outrem.



Idade - 1 mês a 3 meses
Desenvolvimento motor - Dorme quase todo o tempo. Aprende a levantar a cabeça e após mantê-la ereta. Afina e adapta os reflexos primários, preensão, guarda dentro da mão o objeto que ali se coloca.
Desenvolvimento intelectual - Reflexo de sucção, chupa os dedos, reproduz sons por prazer, olha as mãos, segue com os olhos um objeto ou pessoa em deslocamento, cessa de chorar a vista de uma mamadeira, leva objetos à boca.
Desenvolvimento social - Cessa de chorar à chegada de sua mãe ou escuta-la; pequenos ruídos guturais; sorri ao ouvir a voz humana; se imobiliza ao ouvir uma voz familiar que fala; reconhece a mãe e o pai pela visão, olfato e audição; balbucia espontaneamente como resposta.
Brinquedos e afetividade - Brinquedos de pano coloridos suspensos; chocalhos e anéis de borracha; escutar música suave.
Ações e cuidado - Falar com a criança com voz natural, calma; verificar que objetos de manipulação que sejam laváveis; respeitar os horários de sono e alimentação da criança.

Idade – 3 a 6 meses
 Desenvolvimento motor – Procura alargar o campo de visão (apoiando o antebraço, levanta a cabeça); mantém a cabeça erguida e pode sentar uns instantes com apoio; começa a pegar voluntariamente um objeto ao alcance da mão e estende a mão para pegar um objeto oferecido; leva objetos à boca; segura pequenos objetos com a palma e quatro dedos da mão.
Desenvolvimento intelectual - reflexo de sucção, chupa os dedos, reproduz sons por prazer, olha as mãos, segue com os olhos um objeto ou pessoa em deslocamento, cessa de chorar a vista de uma mamadeira, leva objetos à boca.
Desenvolvimento social – balbucia, faz vocalizações prolongadas, sorri a quem lhe sorri; reage ao ser chamado pelo nome virando a cabeça; lança gritos de alegria; começa a utilizar os contatos físicos para se comunicar com outras pessoas.
Brinquedos e afetividade – bolas de pano; cubos coloridos; animais de pano; música suave.
Ações e cuidado – Falar com a criança com voz natural, calma; verificar que objetos de manipulação que sejam laváveis; respeitar os horários de sono e alimentação da criança.

Leitura Complementar:  http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI3349-15593,00.html

Idade – 6 a 9 meses
 Desenvolvimento motor – vira de costas sobre o ventre; começa a ficar de pé com apoio; desloca-se por reptação; pega os objetos entre o polegar e o indicador; mantém-se sentado sozinho por momentos; anda de gatinhas.
Desenvolvimento intelectual - toca um espelho e sorri para a imagem; segura a mamadeira sozinho; passa um objeto de uma mão à outra; segura um objeto dentro de cada mão; se diverte a lançar objetos; chama a atenção sobre si.
Desenvolvimento social – rasteja para chegar até um objeto ou uma pessoa; começa a socialização; vocaliza várias sílabas; reconhece os rostos familiares; começa a
participar de jogos de relação social (bater palmas, esconder).
Brinquedos e afetividade - bolas de pano; cubos coloridos; animais de pano; música; brincar de esconder.
Ações e cuidado - Respeitar o sono; falar à criança; satisfazer sua curiosidade natural, fornecendo-lhe objetos capazes de despertar seus sentidos e a desenvolver suas atividades.

Idade – 9 a 12 meses
Desenvolvimento motor – coloca-se em pé sozinha apoiando-se em alguma coisa ou em alguém; caminha segurando com as duas mãos ou apoiando-se em algum móvel; rasteja ou anda de gatinhas; sabe largar um objeto sob pedido; consegue segurar objetos entre o polegar e o indicador.
Desenvolvimento intelectual - age intencionalmente, esconde o objeto para depois apanhá-lo; imita ruídos; começo do jogo de embutir.
Desenvolvimento social - repete o som que ouviu, aprende a pronunciar duas ou três palavras; compreende uma proibição ou ordem simples; manifesta grande interesse em explorar o mundo; colabora em brinquedos com adultos.
Brinquedos e afetividade – bolas de pano; cubos coloridos; animais de pano; música; brincar de esconder.
Ações e cuidado - cuidar de sua segurança, pois ignora os perigos que a rodeiam; garantir sua proteção, pondo ao seu alcance objetos inofensivos; cuidar da qualidade do seu sono.

Idade – 12 a 18 meses
 Desenvolvimento motor – caminha sozinha e explora a casa e seus arredores; ajoelha-se sozinha; sobe escadas usando as mãos.
Desenvolvimento intelectual - empilha dois a três cubos; enche um recipiente; amassa.
Desenvolvimento social - era da socialização, manifesta ciúme e reações de rivalidade nas brincadeiras com pessoas de sua convivência.
Brinquedos e afetividade – cubos; caixas de empilhar; brinquedos com rodas; bolas; imagens; livros; água; areia para brincar; brincadeiras de esconder; bonecas; música.
Ações e cuidado - cuidar de sua segurança, pois ignora os perigos que a rodeiam; garantir sua proteção, pondo ao seu alcance objetos inofensivos; cuidar da qualidade do seu sono.

Idade – 18 meses a 2 anos
 Desenvolvimento motor – sobe e desce uma escada agarrando-se a um corrimão; aprende a comer sozinho; começa a ter controle de esfíncteres durante o dia (fezes depois urina); início do dançar ao som de música.
Desenvolvimento intelectual – empilha cubos; sabe mostrar os olhos e o nariz; imita um traço sobre o papel ou na areia; coordenação mais complexa; estuda os efeitos produzidos ao longo de sua atividade, varia a maneira de deixar os objetos.
Desenvolvimento social – associa duas palavras e enriquece seu vocabulário; manifesta interesse por outras crianças e procura brincar com elas.
Brinquedos e afetividade - cubos ou caixas de empilhar; brinquedos com rodas; bolas; livros; imagens; água e areia; música; brincadeira de esconder;
Ações e cuidado – treinamento do controle esfincteriano (depende da maturidade neuromuscular, intelectual e afetiva da criança); respeitar e atender o ritmo do sono (o sono da tarde se torna o único do dia).
Leitura Complementar: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/chegou-hora-largar-fralda-423007.shtml 
Leitura Complementar: http://www.estimulando.com.br/reportagens/reportagem.claudiabebe.pdf

Idade: 2 a 3 anos
 Desenvolvimento motor: aprende a pular, trepar, a pular sobre uma perna. Corre e chuta na bola sem perder o equilíbrio. Pode levar um copo cheio de água sem derramar, começo do controle do esfíncter vesical noturno, participa ativamente do vestir-se, dança ao som da música.
Desenvolvimento intelectual: amontoa objetos em equilíbrio, pode reproduzir um círculo sobre o papel ou na areia, começa a brincar realmente com outras crianças e compreender que há gente fora do meio familiar, se reconhece no espelho.
Desenvolvimento social: desenvolve a linguagem, começa o uso do “eu” e do “mim”, começa a perguntar, compreende a maior parte das palavras, nomeia-se por seu nome, participa da arrumação das suas coisas, começo do uso do não, comunica-se por gestos ou mímicas, teatraliza rituais de cozinha e arrumação de cama e banho.

Idade: 3 a 4 anos
Desenvolvimento motor: anda sobre a ponta dos pés, aprende a vestir-se e despir-se sozinho, adquire controle do esfíncter vesical noturno, realiza tarefas simples, anda de bicicleta de três rodas, agarra uma bola a um metro de distância.
Desenvolvimento intelectual: imita uma cruz, desenha uma pessoa com cabeça, tronco e, às vezes, com outras partes do corpo, reconhece três cores, reconhece alto e baixo, atrás e diante.
Desenvolvimento social: passeia sozinho, visita vizinhos, fala de modo inteligível, guarda o linguajar infantil, compreende mais palavras, diz seu nome, sexo e idade, pergunta muito, escuta histórias e pede para repetir as que gosta, brinca e começa a partilhar, manifesta afeição por irmãos, crise de personalidade, pergunta pelo nome de objetos.

Idade: 4 a 5 anos
Desenvolvimento motor: salta, balança-se, desce escadarias, pondo um pé só em cada degrau.
Desenvolvimento intelectual: desenha um homem com os principais membros, copia um quadrado ou triângulo, sabe contar no dedos, pode reconhecer quatro cores, pode apreciar o tamanho e a forma, distinguir o grosso e o fino, sabe dizer sua idade.
Desenvolvimento social: fala de modo inteligível, escuta uma história e pode repetir fatos, protesta quando impedido de fazer o que quer, mostra interesse pelas atividades dos adultos, aparecem os medos infantis, conhece uma quinzena de verbos de ação, exulta com palavras escatológicas.


Idade: 5 a 6 anos
Desenvolvimento motor: sabe trepar em árvores, agarra uma bola jogada a 2 metros.
Desenvolvimento intelectual: desenha um homem com cabeça, tronco, membros e mãos, começa a lateralização: distingue distingue direita, esquerda, ontem, hoje, amanhã, pergunta o significado de termos abstratos, distingue doce, salgado, ácido e o amargo, inventa brincadeiras e muda as regras durante a realização.
Desenvolvimento social: fala de maneira correta, interessa-se pelas atividades da escola, domina o sistema fonético, define objetos pela utilização, detesta autoridade imposta, realiza atividades simples com interesse.


Leitura Complementar: http://www.fisher-price.com/br/playtime/learn.asp

Para Refletir...
"A família é o primeiro e principal ambiente afetivo e social das crianças. O modo como os pais educam é muito importante na promoção de comportamentos socialmente adequados. Embora o desenvolvimento pessoal ocorra em todas as etapas da vida, é na infância que se aprende muitos dos comportamentos que influenciarão as etapas posteriores".(Texto publicado no informativo do Centro de Educação Infantil Santo Antônio (Londrina/PR), 2ª edição, Setembro/2011.)




Brincar é umas das melhores formas de estimular o desenvolvimento e o potencial de uma criança.

 Brinquedos indicados para cada idade
0 a 5 meses 
Chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, brinquedos de berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico, bolas com texturas diferentes para serem agarradas com as duas mãos.
6 meses a 1 ano
Brinquedos flutuantes (patinhos de borracha que bóiam na água), cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações,  caixas ou brinquedos que se encaixam uns dentro dos outros, argolas empilháveis, brinquedos para martelar, empilhar e desmontar, brinquedos eletrônicos de aprendizado, mesa pequena com cadeirinhas na altura em que a criança possa alcançar os pés corretamente no chão, telefone de brinquedo, espelhos, brinquedos que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar.
1 a 2 anos
Brinquedos de variadas texturas (estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato), bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, livros e álbuns de fotografia com ilustrações dos familiares e objetos conhecidos, brinquedos de empurrar ou puxar, brinquedos de montar e desmontar. Os brinquedos devem ter cores vivas e não podem ser tóxicos.
2 a 3 anos
Bolas, muitos blocos de brinquedos para empilhá-los e colocá-los dentro de caixas, brinquedos de encaixar e desmontar, brinquedos musicais, carrinhos, bonecas, cavalinho de balanço, brinquedos para praia ou piscina, brinquedos de equilibrar um em cima do outro. Nesta idade deve-se ensinar a criança a organizar e recolher os brinquedos.
3 a 4 anos
Triciclo, carrinho grande de puxar, aviões, trenzinhos, brinquedos infláveis, bolhas de sabão, caixas de areia com pás e cubos, cabaninhas, casas de bonecas, ferramentas de brinquedos, massinha de modelar, objetos domésticos, fantasias, máscaras, fantoches, instrumentos musicais de brinquedo como pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores, brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos de formas e tamanhos variados, jogos e quebra-cabeças simples, lápis de cor e papel para desenhar (círculos, bonecos, enumerar os elementos de uma ilustração, colorir), livros com diferentes ilustrações e histórias alegres.
4 a 6 anos
Esta é a fase do mundo imaginário, sua criatividade está se desenvolvendo. Os brinquedo nesta fase devem auxiliar a criança a entrar no mundo da fantasia, por exemplo: dinheirinho de brinquedo, caixa registradora, casas de boneca com móveis, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas com animais, materiais de papelaria, postos de gasolina, meios de transporte (caminhões, automóveis e pistas, motos, aviões, trens elétricos, barcos e tratores), instrumentos musicais e eletrônicos, jogos.  Nesta idade, a criança começa a sentir o que chamamos de medos infantis, como o medo do escuro, as bruxas, o bicho papão e outras coisas feias que impedem que a criança durma, desta forma recomendamos uma boneca ou um ursinho de pelúcia, que tem a função de ajudar as crianças a superarem esta fase.
acima de 6 anos
Jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, pipas, carros de corrida, trens elétricos, argila para modelar, pincel, brinquedos de mágica, artigos esportivos, bicicletas, patins, skate, jogos eletrônicos, de memória, videogames, patinetes, futebol de botão, laptops, brinquedos colecionáveis, chaveiros, brinquedos eletrônicos, jogos de cartas, kits, pistas de carrinhos, quebra- cabeças.
Fonte: http://www.estimulando.com.br/brinquedos.htm 

Para Refletir...

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FM4PbatBllU&feature=related

Bibliografia:
Adaptação do texto: Crescimento e Desenvolvimento Infantil (Prof: Tarcisio V.A Lordani, Profa. Me. Gicelle Galvan Machineski) 
ALVES, R. É brincando que se aprende. Páginas abertas, 27, (10), p.20-21, 2001.

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